sexta-feira, 23 de julho de 2010

Michael Porter

Eu particularmente gosto muito dele... busco sempre muitas referências.

Michael Eugene Porter (born 1947) é professor de Harvard e seus livros são sobre estratégia competitiva, eu nem preciso dizer o quanto isso é importante, principalmente agora, em um mercado cada vez mais competitivo.

Do seu trabalho resultaram modelos como a análise de indústrias em torno de cinco forças competitivas e as estratégias genéricas de competição, vou focar um pouco na primeira.

Em seu livro Estratégia Competitiva (Competitive Strategy, 1980), ele analisou as bases da indústria e definiu as 05 forças, são elas:



Concorrentes (ameaças): De suma importância conhecer seus concorrentes diretos (aqueles que vendem um produto ou serviço parecido com o seu no mesmo segmento).

Entrantes Potenciais: Conhecer seu mercado implica em saber qual a dificuldade de novos concorrentes surgirem no seu segmento.

Fornecedor (poder de barganha): Saber quem tem força de negociação, faz a regra de preço também. Existe muitos fornecedores ou poucos?

Cliente (poder de barganha): Capacidade de negociação dos clientes em relação a empresa está relacionada com o poder de decisão dos compradores a respeito dos atributos, preço e qualidade de um produto e serviço.

Substitutos (Ameaças): São os produtos que não competem no mesmo setor mas tiram fatia de mercado. Isto é, atendem a mesma demanda de necessidade do cliente.
EX: o e-mail do correio; quando for viajar: o carro do avião, a compra de um sorvete pode ser substituto de um chocolate quando o que se procura é satisfazer uma necessidade de prazer, por exemplo.

A análise desses fatores influenciam o mercado e afetam o comportamento de compra. O principal objetivo é entender o ambiente competitivo e identificar ações e estratégias futuras para se obter vantagem no mercado.

Tente fazer essa análise para a sua empresa, você com certeza irá se surpreender.

A Estratégia Genérica de Competição visa saber aonde a sua empresa esta e aonde estão seus concorrentes, é uma questão de posicionamento e não se aconselha mudar, pois nela se baseia toda a estratégia da empresa.

DIFERENCIAÇÃO ou LIDERANÇA NO CUSTO ou FOCO

Importante: A estratégia competitiva de uma empresa tem de ser escolhida com cuidado, bem definida e constante, e se você perceber, todas as estratégias se resumem nessas três.


No dicionário: Estratégia: sf (gr strategia) 1 Arte de conceber operações de guerra em planos de conjunto. 2 Ardil, manha, estratagema. 3 Arte de dirigir coisas complexas.

LIVROS:
Seu livro Competitive strategy (PORTER, 1980) foi reeditado 60 vezes e traduzido para 19 idiomas e continua a ter grande influência em cursos de estratégia, assim como na comunidade empresarial. Seu segundo livro Competitive advantage (PORTER, 1985) foi reeditado 32 vezes e o Competitive advantage of nations (PORTER, 1990) colocou o autor com prestígio em relação ao desenvolvimento de localidades e nações.

FRASES:
“A prosperidade de uma nação é criada, não herdada.”
“No geral, o tamanho é basicamente irrelevante para a vantagem competitiva.”
“Estratégia é mais importante do que qualquer projeção de crescimento de mercado.”

Porter tem varios modelos que são utilizados pelos profissionais do mercado, o foco dele é estudar como uma empresa ou região podem crescer com vantagens competitivas e desenvolver estratégia para isso. Eu como eu não sou boba nem nada, tento utilizar ao máximo seu conhecimento... FICA A DICA!

Outras informações você encontra nesse site: http://drfd.hbs.edu/fit/public/facultyInfo.do?facInfo=ovr&facId=6532