Recentemente li uma matéria na revista FTM (Flap Tur Magazine - ANO 1/2009 /Nº 1)escrita pelo Professor e Consultor Marcelo Ermini com o título: Marketing, mas o que é marketing?
Ele escreve sobre uma experiência que trocou com o Sr. Zaccaria, proprietário a mais de 30 anos de um pequeno restaurante localizado na costa Amalfitana (sul da Itália), de mesmo nome. Esta matéria fala sobre a preocupação que o proprietário e sua família tem de estar presente ao negócio, e mais, observar, ficar atento ao seu cliente. A preocupação em atender é tanta que o desfecho da matéria não podia ser mais eloquente ao descrever que o Sr. Zaccaria prefere não oferecer café em seu estabelecimento para não criar insatisfação ao seu cliente. E ao ser perguntado o que é marketing, ele respondeu que não sabe o que é isso, que apenas sabe que o cliente do seu restaurante vai indicar a outros amigos.
É de se impressionar como pessoas como o Sr. Zaccaria, que talvez nem tenham tantos estudos, vivem em lugares até isolados, proprietário de um pequeno restaurante familiar na costa Amalfitana, tem tanta sensibilidade e visão sobre o que muitas empresas e seus diretores modernos ainda não conseguiram perceber: a importância de entender e atender seu cliente. Cada vez mais me convenço que o empirismo vale mais do que muitos cursos e sensibilidade e visão não esta escrito em nenhum livro.
Hoje empresas investem uma fortuna em pesquisas para conhecer melhor seu cliente, para entender o seu hábito de consumo, para analisar tendências e poder lançar produtos em um mercado que cada vez mais competitivo, mas nesta matéria podemos verificar que estar ao lado do seu cliente, conversar com ele, observar os seus sinais é fundamental. É o que diferencia muitas empresas, muitos negócios. O velho ditado: O olho do dono que engorda o boi.
O Sr. Zaccaria pode não saber o que exatamente significa marketing, mas com certeza se soubesse ele perceberia que faz marketing de forma mais eficiente que muitos profissionais conseguem fazer. A forma da qual gera a demanda para o seu restaurante nada mais é do que a ferramenta mais eficiente do marketing, o boca a boca.
Trecho da matéria: "... não oferecemos café em nossa casa. Descendo a rua o senhor encontrará uma cafeteria típica do nosso amigo Lello. " Que coisa, restaurante sem café? ... "Recebo pessoas do mundo inteiro, cada um com sua cultura, com seu gosto e cada um com o seu tipo de café preferido. Normalmente meus clientes se deliciam por alguns momentos com um custo final de 100 euros por pessoa não posso correr o risco de que um café mal tirado coloque a perder todo o encantamento deste momento".
É o que os especialistas sempre dizem: as empresas precisam focar nas suas core competencies.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
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