domingo, 20 de setembro de 2009

Merchandising


É bom saber que merchandising não é, pelo menos não significa, aquela propaganda dentro dos programas de TV e/ou rádio.
Merchandising é o conjunto de técnicas de marketing usado no ponto-de-venda, que proporcione informação e melhor visibilidade dos produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Importante: É influenciador na compra do produto no PONTO DE VENDA. Ações da qual possibilite a compra do produto no momento.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o Merchandising acompanha todo o ciclo de vida do produto, desde sua adequação para PDVs, até o controle de sua performance mercadológica diante dos consumidores.


E o famoso merchandising das Novelas??

As emissoras de TV, principalmente, é que distorceram esse conceito e usaram para as publicidades inseridas em seus programas.

O nome real deste tipo de ação promocional é inserção mecânica - “Tie-In”.
Mas a midia tem poder, por isso não iremos contrariar. O mercado hoje aceita o termo “merchandising editorial”.

"O merchandising editorial se diferencia da propaganda, ou melhor da publicidade, por ser veiculado na parte editorial. Os espaços editoriais, ou seja dentro do conteúdo do programa e não na parte publicitária, são bem mais nobres e caros justamente por oferecer à mensagem maior credibilidade e menor resistência por parte do receptor" (Dennys Monteiro).

Em inglês, merchant é comerciante (retail sales - vendas no varejo).

"O mais importante da comunicação é ouvir o que não foi dito" Peter Drucker

Nenhum comentário:

Postar um comentário