sábado, 13 de março de 2010

Peter Drucker (1909 - 2005)

Li uma entrevista antiga na HSM Management sobre um grande pensador. Era uma reportagem feita em 2006 para homenagear Peter Drucker.

Existe referências para toda profissão, em administração de marketing não é diferente. Nesse blog já falei do nosso pai Philip Kotler e da visionária Popcorn e agora, nunca tarde, deste precursor do tema “GESTÃO EMPRESARIAL (Management)”

Peter Ferdinand Drucker, nasceu em Viena-Áustria, foi um filósofo, economista, jornalista e educador. Foi Presidente honorário da Drucker Foundation escola com seu sobrenome na Califórnia. Escreveu muitos artigos e mais de 30 livros.
O seu primeiro livro escrito em 1939 foi “The End of Economic Man: The Origins of Totalitarianism” e o que o consagrou foi o “The Practice of Management” (1954).

Algumas idéias que influenciaram o mundo dos negócios:

- "Todos os homens de negócios têm de estar atentos ao fato de que existe uma economia mundial, por mais local e restrito que seja o mercado de seus produtos”.

- “Não existe “lealdade do cliente” . Peço aos executivos que esqueçam essa expressão. O cliente pergunta “O que você fará por mim amanhã?” e não “o que você fez por mim ultimamente?”

- “A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo.”

- Se Descartes disse “Penso, logo existo”, nós temos que dizer também “Percebo, logo existo”

- O executivo da organização inovadora não diz “Que idéia fantástica” ele pergunta: “O que é preciso fazer para transformar essa idéia em oportunidade?”

Peter Drucker várias vezes organizou suas idéias de gestão em tópicos, para ele são cinco as funções básicas de um administrador:

1 – Definir objetivos
2 – Organizar o Grupo
3 – Motivar e comunicar
4 – Medir o desempenho
5 – Desenvolver pessoas (incluindo a si mesmo)

Um site legal sobre ele é do instituto - http://www.pfdf.org/

Ele Faleceu em 11 de novembro de 2005, com 95 anos, de morte natural em sua casa em Los Angeles - 8 dias antes do seu aniversário.
Seu último livro: The Effective Executive in Action (2005) "O Executivo Eficiente em Ação", em co-autoria com Joseph Maciariello.

Um comentário:

  1. Mel, obrigado por disponibilizar esse tipo de conhecimento. Gostei muito das cinco funções básicas de um administrador, principalmente o quinto, Desenvolver a si mesmo.

    ResponderExcluir