sexta-feira, 3 de abril de 2009

Os 4 Ps e os 4 Cs

Acho que todo mundo conhece, ou pelo menos já ouviu falar dos 4 Ps do marketing, mas e dos 4 Cs do marketing, já ouviu falar?
Vamos falar um pouco sobre isso.
O profissional de marketing vê os 4 Ps como uma ferramenta para orientar no planejamento de marketing.
Só que os 4Ps são voltados para a visão do vendedor (empresa) e não do comprador (cliente) e vamos combinar, são pontos de vista bem diferentes. Por isso foi criado os 4Cs do marketing.
Não tem mais espaço para as empresas que pensam de dentro para fora, hoje temos que analisar o mercado de fora para dentro, isto é, temos que entender cada vez mais o consumidor.


QUATRO Ps .............................. QUATRO Cs
Produto ................................ Valor para o Cliente
Preço .................................. menos Custo
Praça (place) .......................... Conveniência
Promoção ............................... Comunicação

O profissional de marketing tem que pensar primeiro em atender os 4Cs e utilizá-los como uma plataforma para o desenvolvimento dos 4Ps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário