domingo, 20 de setembro de 2009

MIX DE COMUNICAÇÃO

MIX DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA

A comunicação integrada é a utilização do mix de marketing para atingir o público alvo.

O conceito de Comunicação Integrada em Marketing surgiu na década de 80, quando algumas empresas começaram a sentir uma necessidade de desenvolver estratégias para integrar suas ferramentas de comunicação. Contudo, foi no final dos anos 90 que ela começou a ganhar força, juntamente com o processo de globalização, que traz como decorrência mudanças no comportamento social e de consumo da população, bem como um maior nível de competitividade entre as empresas.

Desenvolva sua estratégia!

Merchandising


É bom saber que merchandising não é, pelo menos não significa, aquela propaganda dentro dos programas de TV e/ou rádio.
Merchandising é o conjunto de técnicas de marketing usado no ponto-de-venda, que proporcione informação e melhor visibilidade dos produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Importante: É influenciador na compra do produto no PONTO DE VENDA. Ações da qual possibilite a compra do produto no momento.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o Merchandising acompanha todo o ciclo de vida do produto, desde sua adequação para PDVs, até o controle de sua performance mercadológica diante dos consumidores.


E o famoso merchandising das Novelas??

As emissoras de TV, principalmente, é que distorceram esse conceito e usaram para as publicidades inseridas em seus programas.

O nome real deste tipo de ação promocional é inserção mecânica - “Tie-In”.
Mas a midia tem poder, por isso não iremos contrariar. O mercado hoje aceita o termo “merchandising editorial”.

"O merchandising editorial se diferencia da propaganda, ou melhor da publicidade, por ser veiculado na parte editorial. Os espaços editoriais, ou seja dentro do conteúdo do programa e não na parte publicitária, são bem mais nobres e caros justamente por oferecer à mensagem maior credibilidade e menor resistência por parte do receptor" (Dennys Monteiro).

Em inglês, merchant é comerciante (retail sales - vendas no varejo).

"O mais importante da comunicação é ouvir o que não foi dito" Peter Drucker

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mas o que é Marketing?

Recentemente li uma matéria na revista FTM (Flap Tur Magazine - ANO 1/2009 /Nº 1)escrita pelo Professor e Consultor Marcelo Ermini com o título: Marketing, mas o que é marketing?
Ele escreve sobre uma experiência que trocou com o Sr. Zaccaria, proprietário a mais de 30 anos de um pequeno restaurante localizado na costa Amalfitana (sul da Itália), de mesmo nome. Esta matéria fala sobre a preocupação que o proprietário e sua família tem de estar presente ao negócio, e mais, observar, ficar atento ao seu cliente. A preocupação em atender é tanta que o desfecho da matéria não podia ser mais eloquente ao descrever que o Sr. Zaccaria prefere não oferecer café em seu estabelecimento para não criar insatisfação ao seu cliente. E ao ser perguntado o que é marketing, ele respondeu que não sabe o que é isso, que apenas sabe que o cliente do seu restaurante vai indicar a outros amigos.


É de se impressionar como pessoas como o Sr. Zaccaria, que talvez nem tenham tantos estudos, vivem em lugares até isolados, proprietário de um pequeno restaurante familiar na costa Amalfitana, tem tanta sensibilidade e visão sobre o que muitas empresas e seus diretores modernos ainda não conseguiram perceber: a importância de entender e atender seu cliente. Cada vez mais me convenço que o empirismo vale mais do que muitos cursos e sensibilidade e visão não esta escrito em nenhum livro.

Hoje empresas investem uma fortuna em pesquisas para conhecer melhor seu cliente, para entender o seu hábito de consumo, para analisar tendências e poder lançar produtos em um mercado que cada vez mais competitivo, mas nesta matéria podemos verificar que estar ao lado do seu cliente, conversar com ele, observar os seus sinais é fundamental. É o que diferencia muitas empresas, muitos negócios. O velho ditado: O olho do dono que engorda o boi.
O Sr. Zaccaria pode não saber o que exatamente significa marketing, mas com certeza se soubesse ele perceberia que faz marketing de forma mais eficiente que muitos profissionais conseguem fazer. A forma da qual gera a demanda para o seu restaurante nada mais é do que a ferramenta mais eficiente do marketing, o boca a boca.

Trecho da matéria: "... não oferecemos café em nossa casa. Descendo a rua o senhor encontrará uma cafeteria típica do nosso amigo Lello. " Que coisa, restaurante sem café? ... "Recebo pessoas do mundo inteiro, cada um com sua cultura, com seu gosto e cada um com o seu tipo de café preferido. Normalmente meus clientes se deliciam por alguns momentos com um custo final de 100 euros por pessoa não posso correr o risco de que um café mal tirado coloque a perder todo o encantamento deste momento".

É o que os especialistas sempre dizem: as empresas precisam focar nas suas core competencies.

sábado, 4 de julho de 2009

Fone marketing Embratel


Essa semana tocou o telefone da minha casa e eram aquelas mensagens gravadas que a gente chama de "Phone Marketing".

É um comercial que ao atender o telefone a mensagem gravada começa, e claro que você pode desligar a qualquer momento, coisa que não fiz, pois resolvi ouvir toda a mensagem já que o inicio da mesma me surpreendeu.

Essa ação era referente ao Livre, o telefone fixo da Embratel do qual eles estão oferencendo a portabilidade.
A mensagem começou da seguinte forma:

" Agora o Rio de Janeiro já pode contar com a portabilidade do Livre da Embratel...."
- aqui já dava para desligar o telefone... já que eu moro em São Paulo
.

Pode até ser eficaz, não sei qual é o retorno de uma ação dessas (nunca fiz), mas sei que uma mensagem dessas é enviada aproximadamente para 50 mil pessoas/dia!

Em tempos que o marketing esta cada vez mais fazendo o ROI, acho que vai ser difícil justicar esta campanha.

Em um site que presta esse serviço
http://www.marketingfone.com.br/o-que-e-marketing-fone.php?gclid=CLSHh9mmvZsCFcZM5QodNmFLBA

"O Marketing Fone surge para valorizar ainda mais as ações de marketing que sua empresa está promovendo e reforçar os veículos de comunicação já definidos na sua ação. Isto porque sua empresa recebe relatórios detalhados apontando quais consumidores ouviram e receberam sua mensagem de voz, o que torna o Marketing Fone a ÚNICA ferramenta de marketing que dá a certeza de que sua mensagem atingiu o objetivo. E, dependendo da ação que sua empresa faça, você tem este resultado em tempo real!"

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Inovação


Tem um parágrafo que li no livro "O que é Marketing - de Raimar Richers" que para mim resume muito o conceito de inovar... ta aí uma palavra que no mercado esta sendo usada com a mesma freqüência e intensidade que banana .. INOVAR NÃO É FÁCIL!

Conheci um CEO que disse uma vez: - “quero que vocês me dêem idéias novas, me tragam idéias novas de produtos pois precisamos inovar" (e isso claro para semana que vem)... esse é o tipo que entendeu que esta palavra é a mesma coisa do que ir na feira comprar bananas (é, infelizmente temos no mercado vários CEO´s como este, ainda bem que são exceções ... espero.).


Vamos a Raimar Richers:
“ É uma ilusão aceitar a tão difundida hipótese de que qualquer produto tecnologicamente funcional seja vendável no mercado, contanto que o produtor (pode se ler – profissional de Marketing) o promova com a devida intensidade.
O consumidor é receptivo a novas idéias, mas não engole qualquer prato que se coloque à sua frente, por mais apetitoso que possa ser”

Eu quero fazer 02 observações:
1- Ele escreveu isso em 1981
2- Conforme estudos estatísticos, na média, de cada 10 idéias sobre novos produtos, 3 serão desenvolvidas, 1,3 serão lançadas no mercado e apenas uma será lucrativa (Baxter, 1998).
... e olhe lá....

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Pesquisa IBOPE

Em março deste ano o Ibope divulgou uma pesquisa sobre " A área de marketing no Brasil" e seus profissionais.

A pesquisa revela que a atuação do marketing passou por muitas mudanças nos últimos anos e que a presença de profissionais ligados à área em diferentes núcleos, dentro das complexas estruturas das organizações, é um dos principais reflexos das transformações ocorridas. O mercado amadureceu junto com os profissionais de marketing e o consumidor se tornou mais crítico e exigente.

Neste contexto, a atuação do marketing cresceu e se expandiu, por outro lado, o glamour que existia na profissão se esvaiu e passou a ser mais generalista.
O profissional deste mundo atual tem que conhecer de tudo um pouco, tem que saber de forma mais aprofundada o negócio da empresa e lidar com muitas variáveis ao mesmo tempo (macro ambiente).

ALGUNS RESULTADOS:
• 73% percebem que a área de marketing ficou mais importante nos últimos 3 anos.
• 94% acreditam que as ações e decisões da área de marketing têm grande ou algum impacto no faturamento e na direção estratégica da empresa.
• 62% afirmam que o depto de MKT é o principal responsável pela inovação de produtos e desenvolvimento de novos negócios.

=> o trabalho consistiu de duas etapas quantitativa e qualitativa, que ouviu 350 profissionais de marketing de todo o Brasil, de empresas de vários portes e ramos de atividade.

O que podemos perguntar para as empresas é:
1- Por que em tempos de crise e/ou reestruturação as empresas ainda insistem em reduzir sua equipe de marketing e muitas delas ainda não enxergam que marketing traz lucro e não gastos?
2 - Não somos sonhadores ou irresponsáveis. Marketing é mercado, e este esta cada vez mais sendo analisado, com fatos e resultados!


(Agradeço a Michelle que faz GV comigo e compartilhou essa pesquisa do IBOPE)

terça-feira, 21 de abril de 2009

VOCÊ NO PODER

Aproveitando um pouco essa idéia "Você no Poder" (referente o post "Geração web 2.0), ou seja, nós, pessoas comuns ganhando poder, encontrei a matéria da revista TIME de 2006 que confirma essa Megatendência.

Todos os anos a revista TIME (EUA) publica uma edição, no mês de dezembro, chamada "person of the year", aonde normalmente é escolhida uma pessoa que tenha tido uma influência no mundo durante aquele ano e dedica a capa e a matéria principal a esta pessoa.
Em 2006 a Revista elegeu VOCÊ.
TEXTO DE CAPA:
"Por determinar o alcance do reino da mídia global, por fundar e emoldurar a democracia digital, por trabalhar de graça e vencer os profissionais em seu próprio jogo, o personagem do ano de 2006 é VOCÊ"

http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,1569514,00.html

Tem uma parte da matéria que diz o seguinte:
" ... And we didn't just watch, we also worked. Like crazy. We made Facebook profiles and Second Life avatars and reviewed books at Amazon and recorded podcasts. We blogged about our candidates losing and wrote songs about getting dumped. We camcordered bombing runs and built open-source software...."

ALGUÉM DÚVIDA QUE ESTAMOS NO PODER?

Geração WEB 2.0

Web 2.0 é o termo usado para essa segunda geração da internet, que convenhamos, é bem diferente daquela de 10 anos atrás.
Essa expressão foi usada por Tim O´Reilly (Um defensor da internet livre) em 2004 em uma conferência. Ele disse:
"Web 2.0 is the business revolution in the computer industry caused by the move to the Internet as a platform, and an attempt to understand the rules for success on that new platform"

O Termo se popularizou rapidamente, apesar de muitos acreditarem que é apenas mais uma jogada de marketing. Mas independente disso, o fato é que a internet de hoje não é mais para apenas colocar informações ou recuperar, é um meio de troca, de compartilhamento.
Nós, usuários de hoje, não nos contentamos em receber passivamente a informação. Queremos participar, ter voz ativa ... somos nós no PODER (espero que saibamos o que fazer com ele).

As empresas estão se adequando a essa nova geração e tentando se beneficiar com essa tendência: CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA. Entender o consumidor e deixar que ele participe, que ele muitas vezes crie o seu produto, já é uma das regras do jogo.

Existem alguns livros sobre o assunto, como o "WEB 2.0 Estrategy Guide", entre outros.
Quem quiser saber mais sobre Tim O´Reilly - ta ai um site muito legal: http://oreilly.com/

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O que é Marketing

UM dia li em algum lugar (desculpa minha falta de crédito) uma analogia do que era o marketing, nunca esqueci e como gostei muito, vou colocar aqui.

"Para desbravar uma floresta, um lugar desconhecido, é preciso conhecer e entender esse ambiente para não cair em suas armadilhas.
Isso serve para o marketing.
"

Vamos às teorias:

O CONCEITO: O conceito de marketing é uma filosofia ou orientação que concebe as ações da empresa voltadas para o mercado e orientadas para as necessidades, desejos, interesses e motivação do cliente-alvo e que pressupõe a integração inter e intradepartamental como ponto de partida para conquistar a satisfação do cliente e atingir os objetivos de crescimento e rentabilidade da empresa.

MARKETING É: saber conquistar e manter clientes satisfeitos, como compreender e atender o mercado de uma maneira mais eficiente do que seus concorrentes. É a ciência que busca gerar atratividade e gerar valor para um determinado público que possua necessidades e desejos que a sua empresa possa atender.

Portanto, entender o contexto em que os negócios acontecem é condição essencial para que se possa não só compreender o verdadeiro significado do marketing, mas também aplicá-lo eficazmente.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Os 4 Ps e os 4 Cs

Acho que todo mundo conhece, ou pelo menos já ouviu falar dos 4 Ps do marketing, mas e dos 4 Cs do marketing, já ouviu falar?
Vamos falar um pouco sobre isso.
O profissional de marketing vê os 4 Ps como uma ferramenta para orientar no planejamento de marketing.
Só que os 4Ps são voltados para a visão do vendedor (empresa) e não do comprador (cliente) e vamos combinar, são pontos de vista bem diferentes. Por isso foi criado os 4Cs do marketing.
Não tem mais espaço para as empresas que pensam de dentro para fora, hoje temos que analisar o mercado de fora para dentro, isto é, temos que entender cada vez mais o consumidor.


QUATRO Ps .............................. QUATRO Cs
Produto ................................ Valor para o Cliente
Preço .................................. menos Custo
Praça (place) .......................... Conveniência
Promoção ............................... Comunicação

O profissional de marketing tem que pensar primeiro em atender os 4Cs e utilizá-los como uma plataforma para o desenvolvimento dos 4Ps.

Livros .. são tantos

No MBA cada professor dá 4 aulas referente a uma matéria, aproximadamente, e para cada matéria temos uma apostila e em cada apostila, bibliografias recomendadas.
Bom, gostaria de conseguir ler 50% dos livros recomendados, mas ainda levarei alguns anos, e talvez mais uma encarnação, mas de qualquer forma tento pegar os principais (na minha opinião, se alguém discordar ou querer acrescentar, fique à vontade).

Vou colocar à disposição na barra lateral deste blog alguns desses livros que são referências de algumas matérias, como: Estratégia de mercado, análise da indústria, pesquisa, comportamento do cliente, inteligência competitiva e por aí vai.

Para quem quiser tirar dúvidas ou dar sugestões, por favor fique à vontade.

Falando de Marketing

Não tem como falar de Marketing sem falar de Philip Kotler.

Ele é a maior autoridade do mundo do marketing. É um influenciador. Qualquer coisa que ele disser ou escrever pode ter certeza que nós, meros mortais, profissionais do marketing, iremos seguir.
O seu livro "Administração de Marketing", Junto com Kevin Keller, teve sua primeira edição em 1967 e na época reposicionou a forma que as pessoas enxergavam o marketing, já tinha conceitos inovadores e se tornou referência no mercado. Hoje, 2009, o livro esta na sua 12a edição, seguindo a premissa básica do marketing: Inovação constante.

Não é à toa que este livro é a bíblia dos marketeiros, ou será mercadolólogos? Bom, mas essa é outra conversa.

DICA: Philip Kotler tem também vários livros segmentados, mas leia pelo menos uma vez Administração de marketing e sempre acompanhe as novidades do professor.